O direito às 7ª e 8ª horas extras de bancários conforme Constituição Federal e recente entendimento dos Juízes

A Convenção Coletiva dos Bancários de 2018/2020, apesar de ter buscado extinguir os direitos dos bancários referentes às 7ª e 8ª horas extras, é considerada ilegal e inconstitucional pelo entendimento majoritário dos juízes. 

Isso se deve ao fato de que a Constituição Federal garante esse direito aos bancários, e não é possível retroagir às normas que o extinga.

Além disso, mesmo que alguns juízes entendam pela aplicação da Convenção Coletiva, o bancário ainda teria direito a receber suas 7ª e 8ª horas extras até a data de 01/12/2018.

É importante destacar que, apesar de alguns acreditarem que a nova regra de compensação torna impossível a possibilidade de receber as horas extras, isso não é verdade. Existem entendimentos recentes do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região de São Paulo que deferiram o direito às 7ª e 8ª horas extras em ações promovidas contra o Banco Itaú Unibanco S/A.

Para reverter a aplicação da Convenção Coletiva e obter o direito às horas extras, é necessário comprovar a inexistência do cargo de confiança. 

Se você tem alguma dúvida ou deseja consultar um advogado especializado, pode utilizar o WhatsApp online para obter uma resposta rápida e eficaz.

Ainda com dúvidas? Fale agora com um especialista diretamente no WhatsApp:
Deixe seu Comentário:

Compartilhe:

Últimos Artigos:

Conheça os seus direitos: Intervalo intrajornada para bancários

Conheça os seus direitos: Intervalo intrajornada para bancários

De acordo com a legislação trabalhista, o bancário comum deveria trabalhar apenas 06 (seis) horas por dia, tendo direito a…
ENTENDENDO A EQUIPARAÇÃO SALARIAL PARA OS BANCÁRIOS: DIREITOS E REQUISITOS

ENTENDENDO A EQUIPARAÇÃO SALARIAL PARA OS BANCÁRIOS: DIREITOS E REQUISITOS

A equiparação salarial é um direito garantido pela Constituição Federal, onde todos têm o direito a um salário igual por…
HORAS EXTRAS: OS DIREITOS VIOLADOS DOS EMPREGADOS BANCÁRIOS

HORAS EXTRAS: OS DIREITOS VIOLADOS DOS EMPREGADOS BANCÁRIOS

Os direitos trabalhistas dos empregados bancários, assim como de qualquer outra categoria, devem ser respeitados e cumpridos pelos empregadores. E…