HORAS EXTRAS: OS DIREITOS VIOLADOS DOS EMPREGADOS BANCÁRIOS

Os direitos trabalhistas dos empregados bancários, assim como de qualquer outra categoria, devem ser respeitados e cumpridos pelos empregadores.

E entre os direitos mais violados, estão as horas extras, fundamentais para que o trabalhador receba o devido pagamento pelo seu tempo.

Uma situação comum é a designação de um empregado bancário como “cargo de confiança”, mesmo que ele não tenha nenhuma autoridade. Nestes casos, é importante descaracterizar o cargo de confiança, para que o empregado tenha direito às horas extras.

De acordo com a lei, o empregado bancário tem direito a uma jornada de trabalho máxima de 06 horas diárias e 30 horas semanais, e qualquer hora trabalhada além deste limite deve ser paga como hora extra, com um adicional de 50%. 

No entanto, existe também o cargo de confiança, no qual o empregado tem mais autoridade e responsabilidades, e que possui uma jornada diferente, de 8 horas diárias.

Infelizmente, muitas vezes o cargo de confiança é apenas um título, e o empregado bancário não exerce as funções de “maior fidúcia” e sim as de um bancário comum, sem nenhuma autonomia. 

Além disso, os trabalhadores com cargo de confiança geralmente têm flexibilidade de horário e não têm controle de jornada.

Para calcular as horas extras, o empregado bancário comum deve dividir o seu salário por 180, enquanto que o empregado com cargo de confiança deve dividir o seu salário por 220 e, somente depois, aplicar o percentual de 50% ou 100%. 

É importante que os empregados bancários estejam cientes de seus direitos e saibam como eles devem ser calculados e pagos para evitar violações por parte dos empregadores.

Nós estamos prontos para reclamar seus direitos! Entre em contato com nossa equipe de advogados especializados para encontrar a melhor solução para o seu caso.

Ainda com dúvidas? Fale agora com um especialista diretamente no WhatsApp:
Deixe seu Comentário:

Compartilhe:

Últimos Artigos:

Conheça os seus direitos: Intervalo intrajornada para bancários

Conheça os seus direitos: Intervalo intrajornada para bancários

De acordo com a legislação trabalhista, o bancário comum deveria trabalhar apenas 06 (seis) horas por dia, tendo direito a…
ENTENDENDO A EQUIPARAÇÃO SALARIAL PARA OS BANCÁRIOS: DIREITOS E REQUISITOS

ENTENDENDO A EQUIPARAÇÃO SALARIAL PARA OS BANCÁRIOS: DIREITOS E REQUISITOS

A equiparação salarial é um direito garantido pela Constituição Federal, onde todos têm o direito a um salário igual por…
HORAS EXTRAS: OS DIREITOS VIOLADOS DOS EMPREGADOS BANCÁRIOS

HORAS EXTRAS: OS DIREITOS VIOLADOS DOS EMPREGADOS BANCÁRIOS

Os direitos trabalhistas dos empregados bancários, assim como de qualquer outra categoria, devem ser respeitados e cumpridos pelos empregadores. E…